Clube Jurídico do Brasil

Registro comercial Taubaté, São Paulo

Saiba quais são as possibilidades de registro do nome empresarial. Valéria Reani explica as regras previstas no Código Civil. Compreenda a diferença de Firma e Denominação, além de outros aspectos pertinentes a esse tema. Consulte a lista de especialistas da área, em Taubaté.

Cláudio Zalaf Advogados Associados
(12) 3426-4733
Rua Eduardo José Pereira 220
Taubaté, São Paulo
 
Tonelli Advogados Associados
(12) 3681-1496
Avenida Itália, 180 s 01
Taubaté, São Paulo
 
Fernandes Santos & Cossernelli Advogados
(12) 3633-4610
Praça Monsenhor Silva Barros 42
Taubaté, São Paulo
 
Antônio C Ragazzini
(12) 3632-4797
Rua Duque Caxias 92
Taubaté, São Paulo
 
Edna Brito Ferreira
(12) 3632-1707
Praça Monsenhor Silva Barros 8 s 3
Taubaté, São Paulo
 
Domingos Cusiello Júnior
(12) 3621-2710
Rua Coronel João Affonso 291
Taubaté, São Paulo
 
André Luís Mansur Abud
(12) 3622-6065
Rua Marquês Herval 585 s 5
Taubaté, São Paulo
 
Lindsen Frank
(12) 3622-7797
Rua Duque Caxias 331 s 511
Taubaté, São Paulo
 
Closwaldo Silva
(12) 3632-8847
Rua Anízio Ortiz Monteiro 612
Taubaté, São Paulo
 
Ilton Madia
(12) 3632-9546
Rua Visconde Rio Branco 100 s 73
Taubaté, São Paulo
 

Registro comercial

Apesar do nome empresarial não haver tido grandes mudanças com o Novo Código Civil, acreditamos ser oportuno tecer alguns comentários sobre o assunto face que o presente estudo tem o condão de servir de alicerce aos clientes requisitantes do mesmo.

O nome empresarial no contexto legal assume duas possibilidades, Firma ou Denominação, havendo a adoção de firma, ou a obrigatoriedade de adoção desta, necessário se faz que o empresário nos contratos atinentes à sociedade empresária ou a firma individual, assinem a firma empresarial e não mais o seu nome civil, uma vez que este adota juridicamente o nome empresarial, mesmo ocorrendo com o representante legal da sociedade empresária.

Portanto, os contratos sociais de sociedades empresárias que, adotam o firma devem ter campo próprio para que o representante legal assine o nome empresarial. Mormente, ao final da última página do instrumento sob o título "firma por quem de direito", é que lança-se a assinatura que usar-se-á no exercício dos poderes de representação.

Deve-se salientar, ainda, que, a abrangência da firma ou denominação é estadual conforme registro na Junta Comercial, podendo, pois, ter abrangência nacional por registro no DNRE.

"Art. 1.155. Considera-se nome empresarial a firma ou a denominação adotada, de conformidade com este Capítulo, para o exercício de empresa.

Parágrafo único. Equipara-se ao nome empresarial, para os efeitos da proteção da lei, a denominação das sociedades simples, associações e fundações."

Feito este pequeno prolegômeno, vejamos os nomes empresariais de cada tipo de sociedade empresária.

O empresário individual somente pode adotar firma que deverá ter como base o seu nome civil, podendo ser abreviado ou não na composição do nome empresarial, agregando-se ou não o ramo de atividade do mesmo.

"Art. 1.156. O empresário opera sob firma constituída por seu nome, completo ou abreviado, aditando-lhe, se quiser, designação mais precisa da sua pessoa ou do gênero de atividade."

A sociedade em nome coletivo, da mesma forma, somente poderá adotar a firma, que deverá ter como base o nome civil de um, alguns ou todos os sócios, por extenso ou abrevidamente, agregando-se o ramo de atividade ou não, sendo certo que, se não utilizar-se o nome de todos os sócios, deverá ser finalizada a firma, com a expressão "e companhia" ou "& Cia.".

As sociedades em comandita simples da mesma forma que as anteriores, somente poderão adotar a firma social, da qual a base será o nome civil do sócio ou sócios comanditados, por extenso ou abreviadamente, bem como pode haver agregação do ramo de atividade na firma, lembrando-se que, no caso...

Continue sua leitura em Clube Jurídico do Brasil

© 2007-2010 Clube Jurídico do Brasil - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ClubJus